quarta-feira, 7 de abril de 2010

Consegue ver?


Uma das grandes virtudes da vida é a imaginação, o pensamento. Você realiza tudo, tudo que quiser. Não que isso vá se concretizar um dia, eu não falo sobre o "The secret". Falo sobre o domínio da nossa mente. Lá a gente faz e acontece. Lá nós podemos tudo mesmo. Não é lindo pensar no que a gente quiser, a hora que quiser, sem ninguém saber?

Sei lá. Por exemplo:
Imagina que você é rica e tá usando uma bolsa chanel de 15 mil dollares e que dentro dela, quando você abre, saltam mais 10 mil em notas verdinhas! Conseguiu sentir o cheiro do dinheiro?
Imagina que você tá mergulhando numa piscina de gelatina amarela.
Imagina um pássaro com uma cabeça de cachorro.
Imagina que todas as pessoas do mundo te olhando e te achando LINDA (o).

Fácil, né?

Agora imagina a vida do seu próximo. Ou nem tão próximo. Imagina uma pessoa qualquer, que você conheça só de vista – pode ser aquela pessoa que você viu hoje e que, por algum motivo, ficou gravada em sua memória. Imagina o que ele gosta, o que ele faz, o que come, como vive, como sobre-vive.
Difícil.

Uma das minhas imaginações prediletas acontece quando eu passo nas ruas do centro da cidade. Olho para aqueles prédios decadentes, antigos, e penso em como seria viver ali, no meio do caos. Fico tentando buscar no meu pensamento a imagem de alguém que moraria ali, o que ele faria, com o que trabalharia. Será que eles são felizes? Será que choram? Será que não sentem medo de morar num lugar como aquele?

Quando eu estou com insônia fico imaginando quantas pessoas, que assim como eu, não estão conseguindo dormir. Penso em quantas sofrem, vivem um grande amor (desamor), ou em quantas estão tendo seus filhos em hospitais públicos, pagos, debaixo das marquizes... tantas. Tantas pessoas acordadas enquanto a cidade dorme, enquanto a gente dorme ou tentar dormir. Imagino as pessoas do outro lado do mundo, levantando pra ir trabalhar. Tomando Missoshiro de café da manhã, com seus olhinhos mais fechados ainda pelo sono.

É tão gostoso pensar no outro, da forma mais abrangente possível. No sentido de conhecer mesmo, de ter curiosidade pelas pessoas. Essa coisa fantástica que Deus criou. Se tem uma invenção que eu acho maravilhosa, é essa em que me caibo. Ser-humano. Ser-fantástico.
(Foto by Leda Pacheco)

Um comentário:

Marina Zimmaro disse...

Você sempre pensando no próximo! Eu, sua amiga, tenho o privilégio de vc pensar em mim já sabendo os meus gostos, anseios, desejos... Que bom!
Sabe que isso de pensar sobre a vida dos outros e suas rotinas é algo que me atormentou muito durante a adolescência. Não sei explicar muito bem, mas me dava "nós cerebrais" imaginar as sinapses em que as vidas dos próximos se entrelaçam, se cruzam, não se encontram... Aiii, não sei nem explicar!
Te admiro, Preta! Isso é lindo! A essência de uma pessoa BOA!