domingo, 9 de maio de 2010

Positivo e Ativo

Outro dia estava conversando com uma pessoa. E eu com esse meu jeitão [digamos assim...] todo despojado falando tudo sem barreiras, como sempre. Conversa vai, conversa vem. Entramos no âmbito profissional. Então perguntei:

-Você trabalha?

- Não.

- Ah... (?)

- Sou aposentado (a)

Em um segundo – num piscar de olhos - minha cabeça deu um looping. [Como a mente funciona rápido, né? Impressionante.] Meu lado racional computou: pessoa nova + aparência ok + sem deficiência + atividade social em dia = aposentado (a)???

Então continuei e perguntei sobre o motivo da aposentadoria. Não sei porque mas nessas horas nunca imagino a verdadeira resposta. Sempre me surpreendo. Fiquei esperando ansiosa, pensando ouvir o que estava em minha mente, mas o que ouvi foi: “Sou HIV positivo”. Silêncio. Pausa. Respiração. Respondi com um quase inaudível “ah” e depois mudei de assunto.
Por alguns segundos eu, que tenho resposta pra tudo, fiquei sem palavras - apenas contemplando aquela cena. Por sinal, que cena linda que pude viver. O assunto continuou. Mas a partir daquele momento eu não ouvi mais nada. Fiquei reparando nele (a). Olhando de longe. Uma pessoa positiva [no melhor sentido da palavra], ativa, super pra cima, de bem com a vida. Admirei. Muito.
Pensei em quantas vezes por mês eu reclamo da minha vida, da minha condição, das contas pra pagar e todas as coisas futeis que me “atrapalham”. Pensei na preguiça que temos em viver. No desânimo. No dia-a-dia cruel, que de cruel não tem NADA. Na mania de achar que viver é trabalhar e pagar contas.

E o que acontece no intervalo das contas? Será que não conta? Porque é tão difícil perceber que cada minuto simplesmente não volta mais?

Caiu a ficha, saca?

Uma pessoa normal. Como eu. Como você. Mas que, mais do que isso, não se deixou abater. Cara, eu penso que se fosse eu... Ah, sei lá... Difícil enfrentar uma situação dessa de maneira tão viva. Só sei que encontrei um um exemplo de vida e não foi na novela das oito. Não foi na Luciana. Isso não é mais uma estória do Manoel Carlos.

É a vida. Que pulsa, que corre nas esquinas. Que passa do seu lado e você não vê.

Prefere ver a novela, né?
A ideia de que quem faz a vida ficar feliz e ATIVA depende de NÓS não estampa só uma página de um livro de auto-ajuda. É realidade. Ta aí pra quem quiser – e puder – ver. E essa é a cruel realidade: não querer levar a vida de maneira leve, porque se imagina que viver seja pesado e difícil.
Eu não sei dizer porque é tão mais fácil reclamar do que bendizer. Nem porque é tão mais simples achar que tudo vai mal, quando na verdade não é bem assim.

Só sei que de hoje em diante eu vou tentar.

Afinal:

“Ser alegre é melhor do que ser triste. Alegria é a melhor coisa que existe"

Uma bossa nova pra ilustrar minha novelinha da vida real!

Don’t give up.

4 comentários:

Li Menezes ") disse...

Tocante...
é por isso que amo seus textos, genuínos e puros.

Ornelas, Cá disse...

Le,
eu só sei que tantas vezes eu me pergunto too' por que raios nós só sabemos chorar e reclamar de TUDO... se TUDO é tão perfeito.
Meu corpo é perfeito, seu corpo é perfeito. Nós podemos escrever, pensar, ver, expressar, tocar, sentir, andar, sentir um toque preciso com os 5 dedos... [meu avô amputou os dele, e eu fico a pensar o que seria de mim sem os meus...]
A gente não enxerga que o simples é o completo, o perfeito... e a gente só reclama da falta de tempo, de ter que pagar contas... Meu Deus, mas por que RAIOOOOS a gente enfatiza tanto o mau?... Se há um tudo tãoooo BOM!

Que droga. Odeio me sentir tão ingrata assim... Odeio quando páro pra refletir o quanto eu também sou tão injusta com essa vida perfeita e linda que Deus me deu...

Por outro lado, belo é o fato de perceber-se. E eu também vou tentar mais... a partir de agora. Obrigada!

So... mudando o rumo da prosa, did you see??? Ando meio sem tempo devido à doença do meu avô, por isso não vim antes aqui te contar. Quero ir. E estou trabalhando so hard pra isso! Chegou a minha hora de ser uma au pair louca pelo mundão aí fora. Estou suuper feliz, mesmo. E sei que você está por mim, too.

Às vezes - sempre -, identifico toda minha essência com a sua. Acrescento à você o fato de ser muito mais OBSERVADORA que eu. Tenho sido super distraída com a vida alheia, embora cresça a cada dia de conversa, diálogo e trocas com uma amiga de trabalho, em especial, que me ouve e me conta a vida... every day. E eu agradeço a Deus por ela e por você, assim como por outros POUCOS amigos que estão comigo nesses últimos meses difíceis - além do tudo', por decepções com amizades também. But, como disse que ia tentar, esse é só um point of view. Tenho que olhar o que isso tem me acrescentado em experiências... e dar todo valor aos outros que olham e zelam pela minha amizade...

Ah, quase uma confissão-desabafo-choro, eu sei.
Mas sei que você vai ler tudinho e me entender.
Afinal, você é minha amiga.
Desse jeitinho aqui, em palavras e entrelinhas - você é.


Beijo beijo gigante! ;*

deivid disse...

belo texto amor,que experiencia
te amo demaisssss

deivid disse...

te amo nega que experiencia o que isso agregou a sua vida hein....